Português
English
Español
Home > A Coudelaria
Filosofia
 

O início da criação

Com a oportunidade de praticar e aprender durante a infância e a adolescência os fundamentos desta modalidade de desporto eqüestre, ficou claro para mim a necessidade de suprir uma deficiência básica que, de maneira permanente, penalizava o desenvolvimento e aperfeiçoamento do hipismo em nosso País: a falta de qualidade dos cavalos.

Aos 19 anos de idade, no inicio do ano de 1969, iniciei uma pequena criação. Escolhendo, de forma criteriosa, éguas mestiças e cruzando-as com garanhões Puro Sangue Inglês.

Em 1980, assessorado por meus amigos e companheiros de hipismo, Petrônio Muniz e Enrique Debat, dediquei-me ao estudo das criações européias. Em 1981, viajei para conhecer as criações alemãs de Hannover, Holstein e Westfalen e em seguida a de Sela Francês e do Hunter Irlandês.

Decidi então pela criação Westfalen, na época estatisticamente a de melhor performance nos campeonatos Alemão, Europeu, Mundial e nos Jogos Olímpicos.

Nessa viagem, que durou cerca de sessenta dias, decidi também adquirir um garanhão e duas éguas Reitpony, já competindo, para os meus filhos João Felipe, Roberta e Joaquim Felipe.

Através desse garanhão, formamos um pequeno núcleo de criação de pôneis para hipismo, por considerá-los de extrema importância para a iniciação correta de crianças na prática da equitação.

Importamos então, além dos pôneis, 30 animais das melhores linhagens – 4 garanhões aprovados no Livro Superior (onde apenas são aprovados cerca de 1% dos machos nascidos a cada ano) e 26 éguas, das quais 22 ganhadoras do Prêmio Estatal (concedido apenas a 3% das fêmeas nascidas a cada ano).

Chegada dos nossos primeiros cavalos no aeroporto de Recife via Vôo Charter com Flying Tigers.
  Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar
  Clique na imagem para ampliar

Começou assim a se concretizar um sonho, nutrido desde a infância, pelo amor ao cavalo e ao esporte. Uma realidade forjada pela obstinação e pelo sentimento de contribuir para o crescimento e aperfeiçoamento do hipismo brasileiro.

Com esta ótica foi construído o Centro de Treinamento em Recife, implantada a Fazenda de Criação no município de Passira, também no estado de Pernambuco, constituído o Studbook do cavalo SL e adquirido um manège no município de Cotia, estado de São Paulo, onde funciona o segundo Centro de Treinamento, permitindo um contato mais próximo com o esporte e o mercado da região Sudeste do País.

Continuamos a fazer novas importações de matrizes, garanhões e sêmen. Esse posicionamento permite ao nosso criatório ofertar aos seus clientes animais com as melhores combinações genéticas e excepcional qualificação técnica-funcional e morfológica.

 
    próximo >

 

por Roberto de Souza Leão Filho (fundador da Coudelaria Souza Leão)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O embrião
Filosofia
Centro de Criação - PE
Centro de Treinamento - PE
Institucional
:: Cadastre-se e receba as Notícias SL em seu e-mail!


Coudelaria Souza Leão no FacebookCanal da Coudelaria Souza Leão no Youtube
 
 

CENTRO DE TREINAMENTO RECIFE - PE l Rua Dias D'Ávila, s/n - Várzea, Recife - PE - Brasil - CEP: 50.980-330
Fone: (81) 2128.2525 / Fax: (81) 3271.3557 | csl@coudelariasouzaleao.com.br
http://www.facebook.com/coudelaria.leao