Português
English
Español
Notícias SL
 
 

O Hipismo no Brasil

 
 

Temos a primeira competição de hipismo no Brasil registrada no mês de abril de 1641, pela iniciativa de Maurício de Nassau. A competição foi realizada na então capital Recife (Pernambuco) e tinha a participação de cavaleiros holandeses, franceses e brasileiros.

Assim como ocorreu em outros países, o Hipismo no Brasil iniciou no meio militar. Entre os anos de 1863 e 1865, o capitão do Exército, Luiz Jácome de Abreu e Souza, fundou no Rio de Janeiro a Escola de Equitação de São Cristóvão e deu o pontapé inicial para o desenvolvimento do esporte no país.

Somente em 1911 foram fundados os primeiros clubes hípicos no Brasil: a Hípica Paulista (SP) e o Clube Esportivo de Equitação do Rio de Janeiro. A fundação dos Clubes Hípicos era conseqüência da prática da caça à raposa por parte de proprietários rurais de São Paulo.

 

Conde Johann Moritz de Nassau-Siegen, que chegou ao Brasil para administrar a "Colônia da nova Holanda", realizou a primeira competição hípica no Brasil,
em 1641.

 

  Na década de 1920 chegou uma missão militar francesa ao país para melhorar a técnica do esporte. Até a década de 30, o esporte era difundido apenas entre militares. Somente a partir da fundação da Sociedade Hípica Brasileira, em 1938, é que civis começaram a participar de competições. Hoje o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), com a ajuda de várias federações estaduais.
Singular Joter II (filho de Silvestre), com Cézar Almeida - Medalha de Ouro por equipes nos jogos
Pan-Americanos do Rio em 2007.
   
  Fontes: Diversas

  < Voltar
 
Este site não tem a intenção de violar qualquer lei de direitos autorais. Nosso objetivo é divulgar informação, dicas e curiosidades para pessoas interessadas em hipismo. Salientamos que todo conteúdo coletado está acompanhado das devidas fontes. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a divulgação de algum conteúdo constante neste site, por favor comunique-nos através do e-mail: arte@coudelariasouzaleao.com.br para que possamos providenciar a imediata retirada do mesmo.
 
:: Cadastre-se e receba as Notícias SL em seu e-mail!
 


Coudelaria Souza Leão no FacebookCanal da Coudelaria Souza Leão no Youtube
 
   

CENTRO DE TREINAMENTO RECIFE - PE l Rua Dias D'Ávila, s/n - Várzea, Recife - PE - Brasil - CEP: 50.980-330
Fone: (81) 2128.2525 / Fax: (81) 3271.3557 | csl@coudelariasouzaleao.com.br
http://www.facebook.com/coudelaria.leao