Português
English
Español
Notícias SL
 
 

Como os cavalos se comunicam

Cavalos são animais silenciosos. Eles só soltam seu claro relincho quando estão excitados. Uma mãe preocupada chama em voz alta pelo seu potro. Um garanhão chama pela sua égua. Um cavalo deixado sozinho chama pelos seus companheiros.

Os cavalos não só sabem relinchar, mas também fungar baixinho como cumprimento ou guinchar ruidosamente, bufar satisfeitos depois de um galope ou roncar com raiva ao avistar o veterinário. Num dia normal, eles geralmente se comportam sem emitir sons. Eles se comunicam através de expressão do rosto, postura do corpo e movimentos.

 
 

Interessado

 

Excitado

Um cavalo interessado olha para você com olhos bem abertos e orelhas em pé.

 

Um cavalo excitado curva o pescoço, abre bem as narinas e os olhos.

Angustiado

 

Ameaçador

Um cavalo angustiado recua. O olho expressa medo e ele tenta ouvir o perigo.

 

Um cavalo ameaçador encosta as orelhas e aperta os olhos e as narinas.

   
 

À primeira vista

 Com extraordinária rapidez, os cavalos reconhecem com que disposição um outro cavalo se aproxima deles. Eles sabem exatamente se ele tem intenções amistosas ou hostis, se está calmo e relaxado, querendo brincar, se quer lutar ou se está pronto para fugir.

Excitação é contagiosa
Um único cavalo excitado, que foge com o rabo em pé, pode fazer com que uma manada inteira de cavalos comece a fugir. E um único cavalo excitado pode fazer com que um passeio se transforme numa aventura perigosa.

Analisando os seres humanos
Os cavalos também podem avaliar bem a gente com a primeira olhada. Na postura do nosso corpo e dos nossos movimentos eles percebem se somos autoconfiantes ou medrosos, se estamos seguros ou inseguros, calmos e pacientes ou tensos e impacientes. Os cavalos nos entendem rapidamente. E eles percebem imediatamente quando temos medo deles.

Amigo ou Inimigo

Entre cavalos existem bons amigos e inimigos persistentes. Infelizmente, é difícil entender porque dois cavalos podem se gostar muito e outros dois constantemente brigam. Mas eles são fiéis. Mesmo depois de longa separação, eles reconhecem antigos companheiros de estábulo.

Cavalos amigos gostam de ficar juntos em pé. Um afaga a pelagem na crina e na cernelha do outro. Cavalos inimigos se aproximam um do outro com as orelhas deitadas de modo ameaçador, mordem e batem. Mas nem todas as brigas são sérias: potros gostam de brigar para se divertir e alguns cavalos grandes às vezes ainda gostam de participar.

Pela expressão do seu rosto e postura do seu corpo, você pode claramente perceber como um cavalo se sente. Observe o jogo das orelhas, o olho do cavalo e as narinas. Observe a postura da cabeça até o pescoço. Observe com que energia e em que direção o cavalo se movimenta.
   
  Fonte: www.pferdetips-fuer-kids.de

  < Voltar
 

"Um cavalo galopa com seus pulmões,
persevera com seu coração e vence com seu caráter."
Tesio

 
   
:: Cadastre-se e receba as Notícias SL em seu e-mail!



Coudelaria Souza Leão no FacebookCanal da Coudelaria Souza Leão no Youtube
 
   

CENTRO DE TREINAMENTO RECIFE - PE l Rua Dias D'Ávila, s/n - Várzea, Recife - PE - Brasil - CEP: 50.980-330
Fone: (81) 2128.2525 / Fax: (81) 3271.3557 | csl@coudelariasouzaleao.com.br
http://www.facebook.com/coudelaria.leao